29 maio, 2009

A não perder



Amanhã temos já programa para a tarde.
Os meus conterrâneos, Space Ensemble, vão estar cá no CCR e o espectáculo promete, "Uma floresta animada" ( vou ouvir a pronúncia do Norte, carago).


O palco está a postos, as entradas são gratuitas por isso venham, venham.

As últimas deles


Ela diz que eu sou uma sortuda porque já sou grande e posso usar saltos altos!!!
Ele ontem saiu-se com 2 palavras novas: porta (estando as janelas também na mesma categoria) e cócó (com conhecimento da sua localização, o rabo).
As portas da rua têm que estar trancadas porque é muito galdério, enquanto o diado esfrega um olho, ele já está cá fora no terraço das traseiras a dar porrada no cão. Magano do gaiato, não dou conta dele...

Ufa, ufa que não se pode...

Por aqui já rondam os 35º C com uma leve brisa quente. Uma brasa.




Já apetece andar assim, bem à fresca a espelhar a brancura e a começar a trabalhar para o bronze.
As piscinas descobertas já abrem amanhã...calha bem!

Cores II











A imagem do post anterior não está muito visível, ontem vim cá à pressa e não fiz a coisa como devia, as minhas desculpas.
Agora acho que conseguem ver melhor. Espero que gostem e se inspirem.

28 maio, 2009

Cores

Aqui vos apresento um dos meus passatempos preferidos : estudos de côrEstas são algumas ideias que me vão surgindo, depois com tempo gosto de passá-las para o papel e pintar com tintas, o que nem sempre é fácil afinar as cores.

Espero que gostem.

27 maio, 2009

Mais um desafio


Recebi mais um desafio de"Um pedaço de azul". Desde já obrigada querida.
Desta feita, as regras são as seguintes:

1. Publicar a imagem do selo e linkar o blogue que passou
2. Escolher 5 situações na tua vida que mereciam ser repetidas em câmara-lenta
3. Passar o desafio e o selo a 12 blogues e avisá-los
Ora 5 situações são poucas, tenho muitas mais que mereciam ser repetidas mas assim sendo...
1. O meu estágio de vitrinista em Milão (tirando a parte do gajo feito palhaço que me encheu de milho e consequentemente de pombas e ainda ter que lhe pagar 1 €), repetia tudo em câmara bem lenta e especialmente aquele dia em Veneza que soube a pouco.
2. A ida a Paris, em trabalho, com o patrão, comprar as colecções de roupa para as lojas. Especialmente a rua S. Dinis com as prostitutas que davam um filme e umas belas fotografias, que não me deixaram tirar senão podia levar uma tareia.
3. A feira "Fimi" 2004 em Valência com aquela equipa fenomenal que se divertia a trabalhar.A parte de irmos ao banho de mar à noite depois dos copos foi magnífico, repetia sem dúvida.
4. O nascimento dos meus filhos ( embora o 1º parto tenha sido doloroso e traumatizante) mas adorei e adoro ser mãe. Repetia todos os momentos que estou com os meus filhos, acompanhar e participar no seu crescimento é uma benção.
5. O dia em que ganhei coragem e atrevidamente me atirei ao meu actual marido. Resultou!!;)
Ainda hoje recordámos esse dia. Repetia em câmara lenta, lenta, lenta...hoje acho que não tinha esse atrevimento.
Agora passo este desafio a quem por cá passar e o queira levar...é todo vosso.

Continuo

Ainda estou horrorizada com toda esta situação da Alexandra e acho que continuarei a estar até que melhoras se vejam, se é que irão haver melhoras.
Já assinei as petições na esperança de ajudar alguma coisa e estou disposta a ajudar noutras áreas porque acho que vale a pena tentar, vale a pena fazer tudo o que puder por aquela criança.

Petição:
http://www.gopetition.com/online/28077.html

26 maio, 2009

Revolta

Alexandra, Esmeralda...e tantas outras que não lhes conhecemos o nome nem a história.
Arrancam-lhes as vidas que elas sempre conheceram e eram felizes assim, junto das pessoas que as amam. Entregam-nas a um mundo desconhecido, para algumas negro e degradante em nome dos pais biológicos.
Revolto-me.
Não compreendo estas leis que se intitulam direitos das crianças ou será antes dos adultos!?
Como é que isto é possível? Mas as leis são para fazer justiça? a quem?
Revolto-me.
Ontem ao ver a reportagem da Alexandra o meu coração deu um nó. Imagino o que sentiu a mãe que sempre a criou, que lhe deu amor e carinho. Que desespero.
São crianças, crianças...não é suposto a gente as proteger?
E não somos ninguém para as ajudar, somos uma cambada de impotentes revoltados, atados de pés e mãos a ver estas crianças sofrer.
Este mundo revolta-me.

25 maio, 2009

Romaneira


Romaneira, upload feito originalmente por Patuá.

Apanhei-as à pressa para o almoço de ontem, não tive tempo de tirar fotos à mesa, mas ficou bonita mesma feita a correr e de improvisos.
Salvaram-me os guardanapos coloridos e as romaneiras do jardim, já que os bichinhos de nome "francisquinhos" adoram estragar -me as flores.
Hoje dei conta como estas ficam mesmo bem lá pela sala...

E ele de serviço


marido, upload feito originalmente por Patuá.

O marido esteve lá mas a trabalhar...

Ballis Band café concerto


Ballis Band café concerto, upload feito originalmente por Patuá.

E então lá fomos ao dito concerto.
Como o tempo não estava famoso, o concerto realizou-se dentro do café concerto, mas teria resultado melhor cá fora pelo estilo de música com distorções.
Mesmo assim divertimo-nos bastante, o pequeno fartou-se de dançar, a mais crescida brincou com as amigas e a maior de todas tagarelou com o pessoal e bebeu uns canecos.
Venha lá o tempo bom para repetirmos a dose.

22 maio, 2009

Já arrancaram os trabalhos

De 2 em 2 anos, aqui no Redondo, fazem as festas das flores. É em Agosto, as ruas são decoradas por temas com trabalhos feitos em papel.
A primeira vez que vi fiquei estupefacta com o que se pode fazer em papel, desde roupas, flores, casas, animais...
São trabalhos feitos pela população que em espírito de entre ajuda se junta com o propósito de colorir e embelezar as ruas da vila.
O " Pata "( é assim que lhe chamam) e a sua equipa costumam fazer ruas fantásticas, ganhando sempre o prémio da melhor rua. Há 4 anos usou o tema da Amazónia, com animais e plantas e sons dos animais, toda a gente adorou.
Eu já comecei a ajudar e tenho montes, ou melhor, resmas de papel para cortar.
Aqui mostro algumas coisas alinhavadas para aguçar a curiosidade

(isto é tudo papel)

( as cabeças ainda por pintar, para uns bonecos de uma rua )

19 maio, 2009

Quero ir abanar o capacete

Os Ballis Band vêm cá actuar sábado, no palco exterior do café concerto do CCR , o marido vai lá estar a fazer-lhes o som e a mim apetece-me pegar nos filhotes, carrinhos, mochilas e afins e ir me abanar um bocadinho que já ando enferrujada destas andanças. O minúsculo também gosta de dança, que sai à mãe e quando crescer vamos para a night sim, senhora.

Resta-me só pedir que a noite não seja fria para não pagar com gripes e otites a noite de folia.

Crescendo

A Francisca está a ficar uma mulherzinha, alta e magra, dizemos-lhe que só tem olhos e dentes para que coma sempre tudo o que tem no prato, mas já tem também um rabinho redondinho todo jeitoso. Ainda noutro dia usava fraldas.
Tem sido boa aluna na escola, às vezes preguiçosa outras distraída , mas sempre com excelentes notas a tudo. A professora diz que é muito faladora e eu sei bem que sim, parece que tem uma matraca...há sempre assunto para esta rapariga.
Adora canetas com cheiro para perfumar os cadernos e vai sempre com os livros todos na mochila, livros e centenas de lápis e canetas e borrachas...é uma tara qualquer, não consigo fazê-la entender que muito daquilo é desnecessário e que lhe faz mal às costas, mesmo depois de vezes sem conta lhe tirar metade das coisas...ela volta a metê-las lá novamente, perco a paciência.
Tem estojo de maquilhagem, vernizes, perfumes e carradas de ganchos para o cabelo que nunca usa, mas de vez em quando desaparecem-me os meus. Umas vezes maria rapaz outras bem feminina, só gosta de cintas descidas, saias minis, leggins e top's e agora só quer que lhe faça tranças. Anda na onda de estilista, desenha bonecas trajadas ao pormenor dos sapatos de cunha.
Noutro dia disse-me que os rapazes lhe apalpam o rabo.
O quê???...mas vocês só têm 8 anos!!!
No meu tempo ainda brincava com bonecas e aprendia a bordar. Só por volta dos 13 anos é que comecei a despertar para estas coisas e os namoricos eram uns beijos tímidos na face.
Fico com a sensação que hoje as crianças crescem depressa demais, perdem a infância cedo, tornam-se adultos muito rápido e isso assusta-me e muito.
Ontem, o Rodrigo, pela sua estatura minúscula, não conseguindo alcançar os crayons de cima da mesa, também ele quis crescer. Arrastou a cadeira, trepou-lhe para cima e saltou para cima da mesa. Riu-se por mais esta proeza conquistada e cresceu mais um bocadinho.

18 maio, 2009

Ai gosto gosto

deste tempinho assim e bem que podia ser todo o ano.
De manhã posso estar mesmo até à última na cama, saborear aquele: é só mais um minuto...e mais um... e feitas as contas já lá vão 15 (minutos).
É menos roupa para eu vestir e é menos roupa para vestir o pequeno, que demora mais do que uma produção minha para um casamento, contando com os pontapés, viradelas e abraços.
É o sol já alto a entrar pelas portadas, os passarinhos a cantar e a encantar a minha alma.
É a alegria das pessoas e as cores que saem à rua, deixando os negros para trás junto com os dias cinzentos.
É assim que eu gosto mesmo, só espero que seja para ficar.

14 maio, 2009

Elas não me largam

... as doenças.

Estes dias tenho estado doente e não sei até quando porque as melhoras têm sido tão lentas que ainda me põem mais doente.

Sábado de manhã fui ao dentista, a Estremoz, larguei 95 euros, uma fortuna, em meia hora e ainda lá tenho que ir mais 2 vezes (deve ser a melhor profissão a seguir aos futebolistas).
Apanhei frio, dizem que Estremoz é uma cidade fria por causa das mármores e têm toda a razão, estava mesmo frio. Eu com umas tripas no corpo, andei enrrufada, ansiosa por enfiar uma camisola de malha e uns ténis que me fizessem parar de bater o dente.

À tarde fui às urgências porque o meu olho de hipópotamo não parava de inchar, ficando a saber que afinal treçolho nunca tinha sido mas sim alergia, ao pó das flores das oliveiras (e cruz credo tenho tantas cá no monte).Trago umas gotinhas e soro, muito soro para ver se isto desincha e passa.

Domingo acordo com tantas dores no corpo que mais parecia que me tinha passado um camião por cima e não me apetecia levantar da cama. Andei o dia todo assim a arrastar o esqueleto chegando à noite com calafrios terríveis.

Segunda já a garganta dava sinal de dores até para engolir o café...novamente nas urgências, a pensar já nas habituais injecções de penincilina que costumo levar quando estou neste estado. O médico não me quis receitar antibiótico nem as ditas cujas, não sei se me queria poupar as nádegas,trago brufen e ben-u-ron e a garganta num oito e a certeza que deveria tomar algo mais potente porque as minhas amigdalas não dão tréguas...e não deram.

Terça não estou melhor, pelo contrário, estou ainda pior e revoltada com o médico.
Enfurecida e decidida a arranjar um antibiótico qualquer, volto novamente às urgências. Levo com comentários do género:-então, novamente por cá, não está melhor??...Ora, teria eu cara de maluca que goste de passar o seu precioso tempo nestes ambientes...doentios!!!???
Lá consegui um antibiótico, não de perfurar as nádegas mas sim pela guela abaixo.E em baixo me sintia eu, cheia de dores por todo o lado, calafrios e entupida em comprimidos.

Quarta não consegui ir trabalhar, estava de rastos, os raios dos comprimidos demoram a fazer efeito e nunca mais me vejo livre disto. Passei o dia todo na cama, coisa que já nem lhe conhecia o sabor, e com pena que tenha sido pela pior das razões, mas de facto ajudou qualquer coisinha a melhorar.

Quinta já regressei ao trabalho, ainda meia desensofrida, com a mala carregada de fármacos e a exigirem mais do que eu podia dar.

Hoje já estou melhor, mas não curada. Receio que tenha passado alguns virus aos pequenos e com eles continuarão as idas às urgências...e às farmácias...e as doenças não nos largam e o cansaço desta vida também não.

08 maio, 2009

Sabem quando...

De manhã, uma gaja, se prepara para vestir aquela roupa que a vai pôr toda giraça, linda de morrer, fashion, que até vai fazer com que o dia corra bem porque se sente assim, gira...e ao espelho vê no olho um treçolho do tamanho de uma batata!?...é lindo, não é?

E quando , uma gaja, nas horas de almoço (que são 3):
- quase não almoça para poder fazer (parte) da limpeza da casa
- tem que andar a 1500 à hora
- as poucas coisas que tem parecem ser demais para limpar
- o aspirador atrapalha mais do que aspira
- meia cegueta, olha para o relógio, de esfregona na mão e vê 15:27
- a stressar, sabe que nunca estará no trabalho às 15:30

e durante este tempo todo andou com o olho a chorar, lágrimas de crocodilo...

Bom fim-de-semana

P.S. Como sempre, quando chega o fim-de-semana, aparece sempre qualquer coisinha ruím.
Tenho que ir à bruxa!!!

06 maio, 2009

Para maioria das mães

isto é a pura da realidade. Infelizmente.
E dou comigo a pensar porquê só para as mulheres e não para os homens?
Porque mãe é mãe, porque fomos nós que parimos?
Então mas não somos nós também mulheres?

05 maio, 2009

...

Eu tenho uma panca!!e muitas frustrações, sim também é verdade, sou uma frustrada com pancada.
Uma das minhas pancas é estar sempre a criar qualquer coisa. Quando não tenho nenhum projecto em mãos que me ocupe as ideias, os meus neurónios correm logo para qualquer coisinha que lhes satisfaça a criatividade.
Normalmente, armo-me em arquitecta e esboço projectos de casas, preocupando-me com os pormenores das funcionalidades e da luz e da sala a norte ou a cozinha a sul...,valha-me Deus para o que me havia de dar...tenho carradas de papéis riscados, ora a lápis, ora a caneta, a mão livre ou a régua!Tenho casas para todos os gostos, um luxo.
Outras vezes são estudos de côr, com tintas porque a lápis não tem o mesmo efeito. Desenho quadrados agrupados e pinto cada um deles em diversas cores para ver como se comportam entre elas... e misturo tintas e descubro outras novas. Adoro o cheiro das tintas e de sujar as mãos e a minha paleta velhinha a precisar de reforma.
Tudo isto são pancas, coisas que não saiem do papel, acho eu, nunca se sabe, mas que me enriquecem por dentro e me alimentam a alma...das frustrações da vida.
E quem não as tem? Frustrações, acho que todos temos algumas, eu cá tenho muitas, por não ter empregada doméstica, por não ter tempo para tudo o que queria, por não passar mais tempo com os meus filhos,por não poder ir viajar, por o ordenado ser uma merda, por... e por...
Mas sou feliz, com tudo isto, posso me dar por feliz...porque há pessoas bem pior do que eu e até nem se queixam.
P.S. E gosto muito de sapatos, são a minha perdição.

E agora

a 2 meses do final das aulas eis que mandam o Magalhães!!!

Vasco Granja

Ao sábado, instalava-me no sofá, horas a fio em frente à televisão.
Este homem mostrava-me desenhos animados fora de série, alguns esquisitos para a minha idade, mas atraía-me tentar desvendar o significado de coisas tão abstratas.Talvez me tenha até influenciado...é que sou um bocado esquisita nos gostos, dizem!(isto porque há uns anos atrás, ser-se artista era coisa de malucos, mas tenho bom gosto, acho.)
Este homem, Vasco Granja, um símbolo do cinema de animação em Portugal, ensinou-me a fantasiar, a imaginar, coisas por vezes sem nexo mas que para ele deveriam fazer muito sentido.
Perde-se mais uma das melhores figuras do nosso país e tenho pena que estes bons programas não continuem a existir na nossa televisão. Dá-se preferência a programas sem nível, cultivando uma cultura de cáca de galinha nas mentalidades portuguesas. É pena...pelas gerações futuras.

04 maio, 2009

Eu sou assim


vidros, upload feito originalmente por Patuá.

uma eterna insatisfeita com as coisas e comigo. Gosto de mudar, de experimentar, de criar e transformar, prontos sou assim e agora que hei-de fazer?

Dia da Mãe na feira

do livro, em Redondo. Sim, porque não foi só em Lisboa, aqui também abriu a feira do livro.
Claro, que não temos os escritores famosos a darem autógrafos, nem as enchentes de pessoas a atropelarem-se, nem filas para pagar.
Mas temos livros, muitos livros num espaço arejado e luminoso, com sofás para desfolharmos alguns deles e um recanto para as crianças pintarem e escreverem.
Foi um dia bem passado, com muita brincadeira e mimos e muitos livros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...