29 junho, 2012

Inspiração à sexta - Dip Dye

O dip-dye está bastante na moda neste verão e pelo o que ditam as tendências vai continuar a fazer furor para o próximo, assim como o tie-dye (técnica de amarrar e tingir) e o ombré (técnica de mergulhar fazendo degradé com uma só côr) .
Esta técnica do dip-dye consiste em mergulhar parcialmente um objecto em tinta ou corante, consoante o suporte, para se obter manchas de côr. As suas aplicações não se limitam apenas aos têxteis, podemos aplicá-la também em objectos como móveis, velas, cestos e ainda em sapatos, malas e cabelos.
O mais atraente nisto tudo é que é bem simples de fazer, é barata e permite reciclar muitas coisas dando-lhes um look mais moderno e actual!


 Aqui ficam alguns exemplos


01_PhillipLimInspiration_IMG_2640







Pinned Image
Pinned Image




Em termos práticos, se quiser tingir tecidos pode usar infusões de chãs ou sumos de frutos ou então comprar os pigmentos, eu uso os da marca Raposa que é bem antiga e se encontra em qualquer drogaria.
Se a opção é colorir velas, nada mais simples que derreter em banho-maria os crayons de cera do seu filho e depois de arrefecer mergulhar as velas :)
No caso de papel para fazer convites ou postais, envelopes e até quadros para a parede pode usar imagine só o corante alimentar!
Se o seu suporte for de madeira, metal, plástico ou loiça terá que usar tinta, de preferência acrílica, que é à base de àgua e seca rápido!

Notas importantes:
- Para obter o feito degradé nos tecidos é essencial que a peça seja molhada para quando a mergulhar na tinta, esta se espalhe e crie o efeito.
- Para fazer cores mais ou menos intensas deve controlar a percentagem de àgua e corante ou seja se achar que a tinta tem uma côr mais forte do que a pretendida deve adicionar mais àgua para aclariar, se achar que está muito clara adicione mais corante. A tendência é a peça ficar mais clara depois de seca.
- Convém sempre testar antes de avançar com o projecto, use um tecido velho ou papel.

Visitem aqui para mais ideias e tutoriais



Espero que tenham gostado e se inspirem
Um magnifico fim de semana para todos






1 comentário:

Hege Sletsjøe Morris disse...

Lovely post! Love dipping!
Have a great weekend! hx

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...